R. Viriato da Silva Viana, 235. Galpão 2 – Boituva

Guindaste

Principais características

A aplicabilidade dos modelos AT se mantém principalmente pela versatilidade – o que se traduz na utilização tanto rodoviária como fora de estrada dos equipamentos. Em suma, as máquinas são dotadas de carro inferior e superior projetados especificamente um para o outro, diferentemente dos guindastes Truck Crane (TC), principais concorrentes dos AT cuja parte superior – o guindaste em si – é considerado como um implemento dos chassis de caminhões tradicionais, sejam os vendidos no mercado rodoviário ou os desenvolvidos separadamente para a locomoção desses equipamentos.

Para pontuar as especificidades dos guindastes AT e TC, dentre outras distinções, a presença de eixos especiais para trabalho pesado nos All Terrain, enquanto os Truck Crane incluem eixos tradicionais de caminhões. Isso significa que a capacidade de carga por eixo dianteiro e traseiro dos AT é de 12 t, enquanto nos modelos TC os eixos dianteiros suportam 7 t cada e os traseiros, até 9 t por conjunto.

Outra diferença entre os dois conceitos de guindastes está na suspensão – reforçada e hidropneumática no caso dos AT, contra o padrão de molas da indústria automobilística nos guindastes TC. A maior versatilidade do sistema de direção, com movimento simultâneo de todas as rodas, desponta como outro importante diferencial dos guindastes para todo terreno.

Outra vantagem dos modelos AT, é possuir a tecnologia denominada crab steering, ou locomoção do tipo “caranguejo”, onde todos os eixos esterçam para facilitar a manobra, tecnologia muito utilizada em locais confinados, como áreas de risco em refinarias ou mineradoras e Obras com pouco espaço para manobra, por exemplo. Em termos de valores, o investimento será menor para aquisição dos modelos TC. No entanto, para máquinas acima de 130 t, a relação de custo x benefício privilegia totalmente os AT.

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